SE VILLA NOS 30 !!!

Portugal: Lisboa, Coimbra, Viseu, Mangualde, Lobelhe do Mato e Serra da Estrela (03 a 08/12)

Posted on: dezembro 14, 2009

Após seis horas de ônibus, enfim chegamos em Lisboa. Algum problema? Sim, pois estávamos ali na estação uma hora antes do previsto. Soma-se a isso o fato de eu ter me esquecido de anotar endereço e telefone de Júlia, minha amiga que nos hospedou. Enfim, eu e Débora ficamos esperando na estação até que Júlia e Sílvio, seu namorado, apareceram. E depois foi tudo tranquilo.

Fomos deixar nossas coisas em casa. Iríamos ficar na casa de Susana, uma amiga da vó de Júlia, muito simpática e que foi um amor conosco. De lá, fomos para o bairro alto no Chiado. Primeiro barzinho que entramos, forro pé-de-serra. Até queríamos ficar, mas não tinha mesa livre. Segundo barzinho, sambinha. Foi mesmo que estar no Brasil. E ficamos por lá. Júlia e Débora dançando bastante, fazendo a festa em meio às europeias que dançam com uma desenvoltura “invejável”…hahahah…. E tome samba de um lado pro outro e alguma das meninas pede que o cara toque frevo….uhahuauhhuauhauhauhuhauha…Imagina? o cara tocando frevo? Huauhauhauuauhauhauhuahuahuhauh… Bem, ele tocou. E digo mais, foi “madeira do rosarinho”. Noite acabando, pegamos um táxi e voltamos pra casa.

Na sexta-feira o grupo ficou maior. Tiago Esteves, vulgo Tevez, chegava de Recife para se juntar com a gente. Fomos pegá-lo no Aeroporto e foi aquela felicidade. Três meses sem ver as pessoas que geralmente se vê umas duas vezes na semana é muito massa. Enfim, deixamos as coisas em casa e fomos lá pela baixa, chiado. Tiramos foto com Fernando Pessoa (todo mundo faz isso em Lisboa). Passamos por algumas praças, rua augusta, elevador de Santa Justa (por onde podemos ter uma bela vista de Lisboa) e Castelo de São Jorge (visita imperdível, vista mais bonita de Lisboa). De lá fomos jantar num shopping, onde de certa forma matei minha saudade de carne bovina. Comi picanha! Pela noite, fomos para o Parque das Nações, perto da estação de Oriente, onde um dia antes tínhamos chegado. Passamos no Casino de Lisboa e ficamos por uns bares no local. No outro dia fomos a Belém. De início, comemos pastel de Belém (o famoso) e bolinho de bacalhau. Vimos o Mosteiro dos Jerônimos, onde estão enterrados Vasco da Gama e Camões. Passamos pelo Padrão dos Descobrimentos, obra que faz ode aos “descobrimentos” portugueses e fomos almoçar no Portugália, restaurante chique perto do local. Depois de muito bacalhau no almoço, ainda fomos ver a Torre de Belém. Final de tarde, pegamos um comboio, bem eu acho que foi um comboio, que é como eles chamam trem (Júlia, me corrigi se eu estiver errado). Enfim, pegamos um trem para Cascais, cidade ao lado de Lisboa, onde moram as pessoas ricas. E fomos vendo um pouco dali e passamos também por Estoril, ao lado de Cascais.

No Domingo fizemos o que chamamos de turismo gastronômico. Almoçamos e jantamos em casas portuguesas. No almoço, comemos na casa de Susana, que nos hospedava. Juro que aquele que acha que come muito, não suportaria a grande quantidade de comida oferecida. É muita mesmo. Comemos carne de porco com umas batas deliciosas. No Jantar, fomos para casa de Arminda, parente de Júlia, onde também comemos muito. Enfim, precisava nem ter comido nos outros dias…uhauhauh

Segunda-feira começava nossa viagem por Portugal. Carro alugado, GPS de Tevez e tudo certo para pegarmos estrada. Nosso destino final? Lobelhe do Mato, pequena aldeia que fica dentro do distrito de Mangualde, que fica dentro da Cidade de Viseu. Fomos para lá, pois foi lá onde nasceu o avô de Júlia, seu Alberto, antes ir para o Brasil. Pé na estrada. Primeira parada foi em Conímbriga, ruínas romanas bem conservadas. Lá fizemos um pequeno lanche e continuamos. Tudo confiando no nosso GPS, batizado de Galileu, ainda que tivesse voz feminina e falasse português de Portugal. Pois bem, passamos por Coimbra, onde vimos a Universidade e um pouco da cidade, que por sinal, é muito bonita. De lá, direto para Lobelhe do Mato. Paramos no Café da Isaura, um dos dois bares locais, onde quem nos recebeu foi a própria dona, que também é parente de Júlia. Passeamos um pouco pela cidade, vimos a casa onde o avô de Júlia nasceu e pegamos o carro para ir para um shopping em Viseu, onde nos encontraríamos com a filha de Isaura, Sônia com seu namorado João. Chegamos no Palácio do Gelo (o shopping de Viseu) e ficamos passeando por ali. Fomos no Bar do Gelo Minus 5. Caro, mas super valeu a pena. Tudo feito de gelo, copos, cadeira, mesa, tudo. Temperatura a -10 graus. Após o bar, no encontramos com Sônia e João e fomos para um pub em Viseu, chamado Palhad´aço. Finalmente cansado, fomos para casa de Sônia, que fica em Mangualde.

Terça-feira, último dia, acordamos cedo e fomos para Lobelhe do Mato, vimos um pouco mais o local. Vimos as antigas terras do avô de Júlia e aprendemos um pouco sobre a festa da Bacatela, que foi criada pelo bisavô de Júlia e hoje é grande evento lobelhense. De lá, fomos para a Serra da Estrela, ponto mais alto de Portugal no continente (perde apenas para um pico nas Açores), dois mil metros acima do mar. Fechamos a viagem com chave de ouro. O melhor de tudo foi ter visto neve. Putz! Um sonho…uhahuuahuhauha…nada como jogar neve em Tevez ou ganhar dele no esquibunda, ainda que ele diga que tenha ganho. De lá, rumo a Lisboa para pegar o ônibus para Sevilla.

PS: Já estou em Sevilla, por sinal agora Tiago, Júlia e Sílvio estão aqui em casa. Ficarão por um tempo, mas depois falo disso. E em breve, a melhor viagem do ano. Se calhar será um dos melhores fins de ano, como diria o português Sílvio. Ô loco, tio!

PS2: Falta só Bruno se juntar a nós.

About these ads

4 Respostas para "Portugal: Lisboa, Coimbra, Viseu, Mangualde, Lobelhe do Mato e Serra da Estrela (03 a 08/12)"

E ai,vai decidir estudar um pouco agora?!
=]

Tevinhoo tem provas cabais de que foi o vencedor no skibunda e mais de uma vez.
uauhauahahuahh

Lindo!
mas, não me espero até quinta! ¬¬
mané! :P

Será que Filipe pensa que você foi para a Europa estudar?

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Luiz Paulo Ferraz

Agenda

dezembro 2009
S T Q Q S S D
« nov   fev »
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
28293031  

Twitter

  • RT @Nordestao_FC: Vândalos tentam saquear lojas no Centro de Recife. População impede e chama a Polícia que prendeu os vagabundos!! #VemPra…» 10 months ago
  • RT @ArquivoBrasil: Você já votou? Quer saber como eram as eleições municipais em Recife quando Miguel Arrais era governador? Acesse http ...» 1 year ago
  • Se você fechar os olhos enquanto Scolese está falando vai achar que quem está perguntando é PC Siqueira...» 1 year ago
  • Geraldo Júlio é o novo Maurício de Nassau! Avante Recife!» 1 year ago
  • Prova oral não pode filar! Geraldo Júlio, volte pra sua cadeira e sente que o senhor está reprovado.» 1 year ago

Visitantes

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

%d blogueiros gostam disto: